terça-feira, 24 de agosto de 2010

PROERD É IMPLANTADO EM MOSSORÓ E AREIA BRANCA

Foi lançado oficialmente na manhã de hoje o Programa Educacional de Resistência as Drogas, Proerd. Fruto de uma parceria entre a Polícia Militar e a Gerência da Educação, o programa será desenvolvido nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, beneficiando cerca de mil e quinhentas crianças e adolescentes.

Para a gerente de educação do município, Ieda Chaves, o programa tem como principal meta promover o desenvolvimento humano dessas crianças. "Vejo um programa como esse, sendo de suma importância para nossas crianças, visto que estará promovendo o desenvolvimento humano dos participantes. Isso por que a maior parte dos casos de violência é oriundo das drogas. No momento em que a gente afasta esses pequenos desse mundo, estamos promovendo o seu desenvolvimento, no verdadeiro sentido da palavra", disse.

Três soldados da Polícia Militar estão trabalhando de forma voluntária com alunos da quinta série. "O mais importante para nós é saber que o trabalho desenvolvido junto à essas crianças vai prevenir o contato deles com as drogas, consequentemente com a violência. Através de palestras, brincadeiras, teatralização, e didáticas diferenciadas buscaremos alcançar o objetivo do Porerd", ressaltou o soldado F. Silva, voluntário do programa.

Pelo menos uma vez por semana o policial fardado, estará conscientizando os alunos das escolas beneficiadas com o programa sobre os perigos e as conseqüências das drogas.

"Ainda somos um número pequeno, por isso não estamos atendendo todas as escolas, mas outros instrutores já estão sendo formados para poder dar continuidade ao programa", informa F.Silva.

O Proeerd é desenvolvido nas escolas de 1ª a 8ª Séries, mas a princípio estará atendendo apenas as turmas da quinta série, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.

Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas. "Esse trabalho é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: polícia militar, escola e família", explicou a Gerente de Educação Ieda Chaves.

O Educacional de Resistência às Drogas tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de polícia da cidade de Los Angeles (EUA), em 1983. Atualmente o Programa está presente em 58 países. No Brasil e le chegou em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros. No Rio Grande do Norte, o Proerd já atendeu 91 mil alunos em 21 Municípios.

FONTE: Correio da Tarde via blog da Glaucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário